"Empreender é aprender fazendo, é estar aberto e aceitar o chamado para a jornada de autoconhecimento e transformação”

(Coolabora)

Empreender para Nós

Nossa visão, dentro da pedagogia empreendedora, acredita que os projetos pessoais ou coletivos significativos possuem ancoragem no desejo profundo de quem sonha. Assim, produzem emoções capazes de impulsionar de forma concreta e organizada o caminho para a realização.

Acreditamos que não há receita nem fórmula pronta para empreendedores, mas sim um grande processo de fazer acontecer. Para isso, o principal recurso não é o dinheiro, mas o compromisso e a dedicação de articular estratégias, conexões, ferramentas e parcerias nas ações que os levarão à realização de seus objetivos.

Educação Empreendedora

Negócios Comunitários

Inovação Social

Educação Empreendedora

Nossa pedagogia empreendedora trabalha com uma metodologia de educação popular, baseada no Pensar, no Sentir e no Fazer empreendedor. Estes três elementos apresentam um modelo mental pragmático que orienta o comportamento do empreendedor. Utilizamos ferramentas baseadas na PNL, e nos conceitos de mente mestra de desenvolvimento pessoal, pois permitem acessar o inconsciente e reorientam o pensamento do empreendedor para a abundância e o autoconhecimento necessário a superação de bloqueios.

O Programa de educação empreededora se organiza em dois eixos principais: Visão de Mundo e Empreendedorismo Social.

No primeiro eixo do módulo Visão de Mundo são trabalhados os aspectos sociais, econômicos e ambientais, sobretudo ligada a realidade na qual o jovem está inserido, trazendo o participante a refletir de forma crítica, com intuito de promover transformações que orientem ao protagonismo social com sentido e propósito, e com isso ser capaz de transformar a sua vida e comunidade.

No segundo eixo do módulo são abordados temas e conceitos relacionados ao Empreendedorismo Social como caminho para enfrentar a realidade crescente de falta de oportunidade de trabalho em nossa sociedade, principalmente entre os jovens. Portanto esse programa apresenta uma ferramenta alternativa para a construção de autonomia e desenvolvimento de outras estratégias de geração de trabalho e renda a partir de novos conhecimentos abordados no campo do empreendedorismo, possibilitando ampliar o olhar sobre o mundo e organizar estratégias e ações que o impulsione naquilo que ele deseja realizar e transformar.

Temas do programa:
• Empreendedorismo de impacto social;
• Visão de Mundo: Econômico, Social e Ambiental;
• Princípios da Mente Mestra;
• Desenvolvimento Local Sustentável;
• Gestão de Negócios Inclusivos;
• Ferramentas de gestão;
• Business Model Canvas (Modelos de Negócio).

Negócios Comunitários

Assessoria em gestão para empreendedores que desejam desenvolver seu próprio negócio, bem como, para empreendimentos já existentes que necessitam de ferramentas e mentoria no desenvolvimento da teoria de mudança para melhorar e acelerar o negócio.

As ferramentas de gestão utilizadas pela Coolabora têm como base a metodologia da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FGV):

• Diagnóstico de Gestão de Negócios;
• Aplicação do Modelo de Negócios;
• Estudo de Viabilidade Econômica;
• Plano de Negócios Inclusivos;
• Assessoria em gestão de negócios;
• Plano de Negócios;
• Formações em gestão;
• Orientação com material de comunicação para orientar o plano de marketing;
• Apoio e orientação para a legalização/formalização do negócio;
• Formação em empreendedorismo e cooperativismo;
• Formação sobre Economia Solidária e Desenvolvimento Local.

Inovação Social

Para os empreendedores e os negócios sociais de base comunitária, é preciso criar espaço de inovação permanente para que compreendam que construir soluções que agreguem mais valor, permite desenvolver impactos positivos para os seus empreendimentos ou projetos, co-criando de forma colaborativa a realidade em que estão inseridos, e do problema concreto que desejam solucionar.

Baseado no modelo de inovação proposta pela Escola de Design Thinking, acreditamos em soluções sistêmicas que compreendam o ecosistema de forma orgânica, fomentando a colaboração e parcerias ganha-ganha em todas as esferas de ação do empreendedor ou do negócio inclusivo.

Nossa metodologia valoriza as pessoas, evidenciando o Sentir, Pensar e Fazer, estimulando a criatividade de forma colaborativa e participativa para que as soluções possam ser pensadas e nascer da reflexão de quem as vive, considerando uma abordagem do problema nas seguintes camadas:

● Na camada individual, pense: Qual é o problema e a intervenção na esfera individual do problema? 
● Na camada relações, pense: Qual é o problema e a intervenção na esfera das relações do problema? 
● Na camada comunidade, pense: Qual é o problema e a intervenção na esfera comunitária do problema?
● Na camada sociedade, pense: Qual é o problema e a intervenção na esfera social do problema?

Metodologia:
A metodologia trabalha a partir da educação popular, valorizando o saber local, e o potencial criativo dos jovens. Apresentando os conceitos e ferramentas colaborativas de forma didática onde destacam-se três esferas do Ser: o Pensar, o Sentir e o Fazer. Essas esferas conduzem o processo vivenciado, dando sentido à aprendizagem reflexiva e participativa. Os jovens vão co-criando em grupos de trabalho seus projetos, e dinâmicas, vídeos, visitas, vivências e jogos cooperativos são aplicados aos conteúdos trabalhados.

O processo pedagógico, com compreensão e sentido na aprendizagem, abrange as três esferas do Ser em transformação, conforme imagem abaixo. Os jovens vivenciam e refletem sobre sua atuação no mundo, e com isso desenvolvem seus planos e projetos de forma mais organizada com base em uma visão mais empreendedora. Dessa forma podem orientar, despertar e alavancar seus propósitos de vida.