"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir. ”

(Steve Jobs)

Quem Somos

A Coolabora é um Negócio Social e nasce em 2015 da experiência acumulada de ex-técnicos da ITCP-FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de um núcleo estudantil de inovação, funcionando como laboratório de incubação de boas práticas em Autogestão, Desenvolvimento Local, Economia Solidária e Cooperativismo.

Nosso propósito é fomentar o empreendedorismo de base comunitária nos territórios onde atuamos em parceria com organizações sociais e redes locais. Fomentamos a cultura empreendedora e o desenvolvimento socioeconômico de comunidades em situação de vulnerabilidade criando e acelerando negócios inclusivos.

Assessoramos organizações sociais, empresas, fundações e institutos a orientar o portfólio de investimentos, com objetivo de gerar resultados estratégicos com impacto social.

Buscamos apoio de parceiros que desejam contribuir com essa causa social de apoiar a transformação das comunidades através do empreendedorismo e da criação de negócios locais, fortalecendo e organizando o abundante ecossistema econômico já existentes nas comunidades.

Nossas conquistas em 2017:

• Acelerados pelo o Instituto Quintessa no programa Dinâmica do Negócio da Unibes.

• Acelerados pela Habits Incubadora-Escola da USP e Agência USP de Inovação no programa Espyral de pré incubação de empreendedores e negócios sociais de impacto.

Missão

Colaborar com o desenvolvimento do empreendedorismo de base comunitária e assessorar negócios inclusivos sustentáveis como estratégia de combate à pobreza em uma economia generativa que funcione para todos.

Visão

Ser referência em educação empreendedora, contribuindo com a transformação social e a sustentabilidade do ecossistema econômico.

Valores

• Empreendedorismo • Cultura colaborativa • Inovação social
• Co-criação e compartilhamento do saber
• Compromisso social • Conexão em rede
• Comprometimento e Ética • Auto-gestão e Sustentabilidade

Equipe

jose

José Luiz Araújo

cris

Cristiana Ne Freire

Yuri

Yuri Ongaro

Graduado em Sociologia pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Educação em Valores Humanos pelo Instituto Santhia Sai Baba (SaiEducare), PMD-Pró com Certificação Internacional de Projetos Sociais, atualmente cursando Pós Graduação pela Saint Paul em Empreendedorismo e Gestão. Profissionalmente, pela ITCP-FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, onde trabalhou como técnico, coordenou atividades com grupos de empreendimentos solidários organizados em redes setoriais de produção, se especializando ao longo dos últimos 11 anos em gestão de Negócios Inclusivos, Empreendedorismo de base comunitária e Educação Popular. Trabalha, desde 2006, com comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desenvolvendo projetos de Inclusão Produtiva, Diagnósticos de Gestão, Planos de Negócio Inclusivos, bem como realizado formação e oficinas de Economia Solidária, Cooperativismo e Empreendedorismo.
Licenciada em Sociologia pela UNESP – Marilia com formação em Ciências Sociais (UNESP – Marília). Socióloga e empreendedora.  Co-fundadora da empresa Coolabora - Educação empreendedora para transformação social.  Possui experiência de 10 anos em gestão de negócios comunitários e cooperativas,  foi membro e técnico de incubação na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas implementou projetos voltados ao empreendedorismo social e negócios sociais nos municípios de São Paulo,  Guarujá,  Barueri,  Santo André,  São Bernardo do Campo e Carapicuíba.  Possui ampla experiência com grupos de mulheres empreendedoras , empreendedorismo juvenil e consultoria em negócios sociais.
Graduado em Psicologia pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursando MBA em Gestão de Projetos pela Esalq/USP. Possui experiência com projetos de geração de renda e desenvolvimento comunitário em diversos locais do Brasil, além de educação popular, gestão do conhecimento e fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil. Integrou a equipe da ITCP-FGV em projetos com catadores, artesãos, doceiras e jovens empreendedores, além de ter revisado e adaptado a metodologia de incubação para oficinas de campo. Mais tarde fez parte do ISES (Instituto de Socioeconomia Solidária), trabalhando em campo com empreendedores dos mais diversos arranjos produtivos, produzindo oficinas para educação popular e qualificando o investimento social. Atuou na iniciativa privada, no terceiro setor e em um premiado negócio de impacto social.